Pesquise neste blog:

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Atualizado - Gastos com o processo de inscrição - Totais


Bom dia leitores! (post atualizado em 30/05/2013)

   Desde que me inscrevi no edital 120/2013 do programa Ciência sem Fronteiras, tive vontade de compilar os gastos que tive com o processo todo; Pois bem, aqui está! Este post vai ajudar os futuros candidatos do programa a terem uma noção do quanto vão gastar. Isto porque o próprio texto de cada edital deixa bem claro que os gastos extras (passaporte, vistos, exames médicos, testes de línguas) são por conta do candidato.

   Eu resolvi fazer em forma de tabela, dividindo os gastos entre: (1) Teste de inglês, (2) Passaporte, (3) Visto Canadense e (4) Visto Americano. Dentro de cada um dos tópicos acima citados estão inclusos: todo o valor pago com o "applying", taxas, despesas de envio e também transporte/acomodação (quando necessário). Um detalhe: todos estes custos levam em conta que eu moro em Santa Catarina (esse estado existe? kkkkk) e que a maioria dos procedimentos abaixo foi executado em São Paulo ou Curitiba. Veja a tabela: 



E abaixo a legenda:

* Eu já tinha passaporte, por isso estimei este gasto
** em 28/05/2013
*** Gasolina para deslocamento de 120km (60km ida e 60km volta para o posto da PF mais próximo)
(1) Avião Curitiba-São Paulo, ônibus São Paulo-Jaraguá do sul
(2) Uma noite no "Hey Hostel" em São Paulo
(3) Visto de estudante
(4) R$70 para o processamento (VAC) e R$92 para ir e voltar de Jaraguá do sul-SC á São Paulo-SP
(5) Consulta, exame de sangue e urina, raio-X de tórax e envio para a central consular no Canadá
(6) R$30 + R$29 (Ônibus ida e volta para Curitiba-PR)
(7) US$160 em 26/05/2013
(8) R$92 + R$92 (ida e volta de ônibus, Jaraguá do sul-SC á São Paulo-SP)
(9) Três noites no "Tu Casa" hostel em São Paulo


   Como você pode ver, morando no interior de SC o valor ficou em R$2661 aproximadamente, porém se você mora em São Paulo por exemplo, eu estimo que o gasto não passe de R$1800 na melhor das hipóteses. 
   Um dos leitores do Blog (Will Peliçari https://www.facebook.com/willpelicari) me mandou o valor que ele gastou no precesso dele, veja abaixo (ele mora no interior de São Paulo):

Descrição Custo 
TOEFL IBT ETS R$ 538,28 
Passagens P Prud R$ 119,62* 
Hotel P Prud R$ 60,00 
Passaporte R$ 156,07 
Envio TOEFL Score R$ 38,73 
Passagens S Paulo R$ 145,80** 
Hotel S Paulo R$ 65,00 
VAC + SEDEX R$ 440,00 
Consulta J J Leite R$ 300,00 
Exame Sangue R$ 70,40 
Exame Raio X R$ 80,00 
TOTAL R$ 2.013,90 

*Passagem para Presidente Prudente para fazer o TOEFL
**Passagem para São Paulo SP para fazer os Exames.
*** Estou em Bauru/SP, interior de SP


   Até logo, leitores!



13 comentários:

  1. Nossa. Não sei se conseguirei arcar com tantas despesas, ainda por cima moro em porto alegre. Estou esperando a carta de aceite na Arcadian, toronto ou Manitoba. O máximo que posso conseguir seria 1000 reais, masquero ir e não sei o que faço. Ter que viajar até São Paulo. Nossa! Eles deveriam ter dito isso logo no começo, muitas pessoas, como eu, são bolsistas e não tem dinheiro nem pra pagar a faculdade (afinal, tenho bolsa). Acredito que a maioria das pessoas que vão para esse intercâmbio são pessoas com condições financeiras. Vou ter que dar um jeito.
    Obrigada pelos post, é claro que eles me deixam mais assustada pelos valores gastos, mas é bom term um momento de realidade.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, agora que fui fazer esta tabela é que percebi o quanto gastei! Tá certo que este dinheiro foi gasto durante 6 meses, mas mesmo assim é muita grana.
      Obrigado por comentar, e qualquer dúvida fique á vontade!!

      Excluir
  2. Clovis, Porque o visto americano? Qual(is) a(s) necessidade(s) dele?
    Valeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Décio! Tirei o visto Americano pra poder fazer escala nos EUA no vôo ao Canadá, pois fica muito mais barato :) .

      Excluir
  3. Clóvis, eu gastei:

    Descrição Custo
    TOEFL IBT ETS R$ 538,28
    Passagens P Prud R$ 119,62*
    Hotel P Prud R$ 60,00
    Passaporte R$ 156,07
    Envio TOEFL Score R$ 38,73
    Passagens S Paulo R$ 145,80**
    Hotel S Paulo R$ 65,00
    VAC + SEDEX R$ 440,00
    Consulta J J Leite R$ 300,00
    Exame Sangue R$ 70,40
    Exame Raio X R$ 80,00
    TOTAL R$ 2.013,90

    *Passagem para Presidente Prudente para fazer o TOEFL
    **Passagem para São Paulo SP para fazer os Exames.
    *** Estou em Bauru/SP, interior de SP

    Adicione ao post para pessoas daqui saberem também :)
    flw

    ResponderExcluir
  4. Você gastou 660 reais com médico, porque?

    Não pode fazer pelo plano de saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz os exames em curitiba, e eles não aceitam fazer os exames por plano de saúde, somente com eles direto.

      Excluir
  5. Mas com esse seu visto dos EUA você pode ir lá na casa de amigos por exemplo, e ficar uns dias??
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso Sim, Vânia. Este visto tem validade de 10 anos e permite múltimplas entradas (quantas vezes vc quiser..).

      Excluir
  6. Esse visto serve para ir nos EUA de vez em quando ou é preciso tirar outro para isso? Se pode tirar visto para os EUA estando no Canadá mesmo sendo brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Antonio!

      O visto de Turismo Americano serve tanto para fazer escala lá (durante viagem) como para turismo.. tantas vezes quanto você quiser entrar lá num período de 10 anos!

      Excluir
  7. Clóvis, pq vc não pediu ressarcimento desses gastos pra sua Uni? A minha, UFMA, tá cobrindo esses gastos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iiich ... eu estudo numa particular, aí eles querem até cobrar cada crédito para aproveitamento (quando eu voltar), imagina pagar visto!

      Excluir